sábado, 25 de junho de 2016

Reciclagem e Coleta Seletiva : As boas práticas na infância para a defesa da natureza e preservação do meio ambiente

Professoras Daniela Tomaz Coimbra e Gislaine Ribeiro dos Santos

Justificativa:

       Sabendo-se que a educação ambiental deve ser tratada como parte integrante da vida, é essencial que se conscientize para a preservação do meio ambiente e da importância da coleta seletiva e da reciclagem desde a educação infantil, pois é mais fácil fazer as crianças entenderem a importância da natureza, quando esse ensinamento se inicia cedo. Assim, elas certamente se tornarão adultos conscientes do seu papel e com essa ideia bem formada.

Objetivo Geral:

Desenvolver com as crianças ações e posturas responsáveis diante do problema ambiental de poluição, causado pelo descarte indevido do lixo, sensibilizando-os sobre a importância da reciclagem e da coleta seletiva.

Objetivos Específicos:

  • Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente;
  • Demonstrar que a reciclagem pode trazer inúmeros benefícios;
  • Trabalhar o respeito para com a natureza e para consigo mesmo;
  • Levar a criança a valorizar o meio ambiente e identifica-se como parte integrante e agente de promoção do desenvolvimento sustentável;
·         Conhecer sobre o processo de seleção e reciclagem do lixo;
·         Reconhecer as cores dos recicláveis;
·         Selecionar o lixo que pode ser reciclado;
·         Compreender que reciclar evita desperdício e preserva o meio ambiente;
·         Conscientizar sobre a diversidade de materiais que podem ser reciclados.

Temáticas

  • Meio Ambiente e preservação;
  • Coleta seletiva e reciclagem;

Recursos

  • Vídeos; 
  • Fichas de imagens;
  • Histórias Infantis;
  • Material Reciclável;
  • Recursos para contação de histórias (fantoches, caixa do conto, flanelógrafo, varal, etc.)
  • Máquina fotográfica;
  • Filmadora;
  • Cartazes;
  • Folders;
  • Mural;
  • Lixeiras; 

Metodologia:

·         Conversa informal em rodinha sobre meio ambiente, poluição ambiental, coleta de lixo, reciclagem;
·         Confecção de livrinho;
·         Mural – meio ambiente,
·         Jogos e brincadeiras;
·         Confecção de cartazes; 
·         Apresentar vídeo relacionado ao meio ambiente e sua preservação (Um plano para salvar o Planeta – Turma da Mônica);
·         Levantar possíveis problemas ambientais vividos pela comunidade relacionados ao descarte inadequado de resíduos (lixos jogados pelas ruas, alagamentos, arroio sujo, etc) e pensar junto com as crianças formas de resolver os problemas;
·         Mural ecológico (com frases e registros de momentos vividos pelo Projeto Meio Ambiente);
·         Criação de placas para preservação do ambiente escolar;
·         Produções coletivas de folders para distribuição na comunidade escolar e redondezas;
·         Músicas relacionadas ao tema:  Amigo Planeta, Herdeiros do Futuro, etc.;
·         Historinhas relacionadas ao tema (Turminha do Utilixo, Rogério o ratinho, etc)
·         Falar sobre reciclagem e a sua importância;
·         Discutir a ideia da seleção do lixo e o reaproveitamento de embalagens;
·         Tornar a escola um ponto de coleta de óleo de cozinha, envolvendo as famílias neste processo;
·         Identificar as lixeiras da escola com desenhos e tipo de lixo a ser descartado em cada uma delas;
·         Construir com a família e ou realizar oficina na escola para a confecção de brinquedo com sucata;
·         Fazer um mural com as lixeiras, explicar o porquê das cores das lixeiras e orientá-los que de acordo com as normas mundiais da coleta seletiva de lixo, procede assim:
           Coletor amarelo – metal
           Coletor azul – papel
           Coletor vermelho-plástico
           Coletor verde – vidro
           Coletor marrom – material orgânico
·         Saída de campo para conhecer a Reciclagem;
·         Saída de Campo na redondeza para entrega de folders incentivando a coleta seletiva e cadastro das famílias interessadas;
·         Produção de vídeo com exposição de relatos feitos pelos alunos sobre a importância de preservar o meio ambiente separando o lixo e descartando adequadamente;
·         Exposição e exploração de cartazes sobre o tempo de composição do lixo;
·         Confecção coletiva de boneco feito com materiais recicláveis e votação para seu nome;
·         Visita dos bonecos Recicleiton e Seletícia para divulgação e cadastro de famílias interessadas na coleta seletiva;


Avaliação 

Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho e envolvimento nas atividades e nas construções de cada criança, de acordo com suas percepções e seu desenvolvimento.

Culminância:

A culminância do projeto será uma exposição de cartazes, folders, livros, boneco, brinquedos de material reciclável, fotos e apresentação de vídeo (documentário) para a comunidade escolar, registrando as atividades desenvolvidas pelo projeto meio ambiente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário