Justificativa:
Sabendo-se que a educação ambiental deve ser
tratada como parte integrante da vida, é essencial que se conscientize para a
preservação do meio ambiente e da importância da coleta seletiva e da
reciclagem desde a educação infantil, pois é mais fácil fazer as crianças
entenderem a importância da natureza, quando esse ensinamento se inicia cedo.
Assim, elas certamente se tornarão adultos conscientes do seu papel e com essa
ideia bem formada.
Objetivo
Geral:
Desenvolver
com as crianças ações e posturas responsáveis diante do problema ambiental de
poluição, causado pelo descarte indevido do lixo, sensibilizando-os sobre a
importância da reciclagem e da coleta seletiva.
Objetivos
Específicos:
- Perceber os
cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente;
- Demonstrar que a
reciclagem pode trazer inúmeros benefícios;
- Trabalhar o
respeito para com a natureza e para consigo mesmo;
- Levar a criança a
valorizar o meio ambiente e identifica-se como parte integrante e agente
de promoção do desenvolvimento sustentável;
·
Conhecer sobre o
processo de seleção e reciclagem do lixo;
·
Reconhecer as cores dos
recicláveis;
·
Selecionar o lixo que
pode ser reciclado;
·
Compreender que
reciclar evita desperdício e preserva o meio ambiente;
·
Conscientizar sobre a
diversidade de materiais que podem ser reciclados.
Temáticas
- Meio Ambiente e
preservação;
- Coleta seletiva e
reciclagem;
Recursos
- Vídeos;
- Fichas de imagens;
- Histórias Infantis;
- Material
Reciclável;
- Recursos para
contação de histórias (fantoches, caixa do conto, flanelógrafo, varal, etc.)
- Máquina
fotográfica;
- Filmadora;
- Cartazes;
- Folders;
- Mural;
- Lixeiras;
Metodologia:
·
Conversa informal em rodinha sobre meio ambiente,
poluição ambiental, coleta de lixo, reciclagem;
·
Confecção de livrinho;
·
Mural – meio ambiente,
·
Jogos e brincadeiras;
·
Confecção de cartazes;
·
Apresentar vídeo relacionado ao meio ambiente e sua
preservação (Um plano para salvar o Planeta – Turma da Mônica);
·
Levantar possíveis problemas ambientais vividos
pela comunidade relacionados ao descarte inadequado de resíduos (lixos jogados
pelas ruas, alagamentos, arroio sujo, etc) e pensar junto com as crianças
formas de resolver os problemas;
·
Mural ecológico (com frases e registros de momentos
vividos pelo Projeto Meio Ambiente);
·
Criação de placas para preservação do ambiente
escolar;
·
Produções coletivas de folders para distribuição na
comunidade escolar e redondezas;
·
Músicas relacionadas ao tema: Amigo Planeta,
Herdeiros do Futuro, etc.;
·
Historinhas relacionadas ao tema (Turminha do
Utilixo, Rogério o ratinho, etc)
·
Falar sobre reciclagem e a sua importância;
·
Discutir a ideia da seleção do lixo e o
reaproveitamento de embalagens;
·
Tornar a escola um ponto de coleta de óleo de
cozinha, envolvendo as famílias neste processo;
·
Identificar as lixeiras da escola com desenhos e
tipo de lixo a ser descartado em cada uma delas;
·
Construir com a família e ou realizar oficina na
escola para a confecção de brinquedo com sucata;
·
Fazer um mural com as lixeiras, explicar o porquê
das cores das lixeiras e orientá-los que de acordo com as normas mundiais da
coleta seletiva de lixo, procede assim:
Coletor amarelo – metal
Coletor azul – papel
Coletor vermelho-plástico
Coletor verde – vidro
Coletor marrom – material orgânico
·
Saída de campo para conhecer a Reciclagem;
·
Saída de Campo na redondeza para entrega de folders
incentivando a coleta seletiva e cadastro das famílias interessadas;
·
Produção de vídeo com exposição de relatos feitos
pelos alunos sobre a importância de preservar o meio ambiente separando o lixo
e descartando adequadamente;
·
Exposição e exploração de cartazes sobre o tempo de
composição do lixo;
·
Confecção coletiva de boneco feito com materiais
recicláveis e votação para seu nome;
·
Visita dos bonecos Recicleiton e Seletícia para
divulgação e cadastro de famílias interessadas na coleta seletiva;
Avaliação
Avaliação
será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho e
envolvimento nas atividades e nas construções de cada criança, de acordo com
suas percepções e seu desenvolvimento.
Culminância:
A culminância
do projeto será uma exposição de cartazes, folders, livros, boneco, brinquedos
de material reciclável, fotos e apresentação de vídeo (documentário) para a
comunidade escolar, registrando as atividades desenvolvidas pelo projeto meio
ambiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário